Cremação

dúvidas

Relacionamos um conjunto de perguntas mais frequentes, com suas respectivas respostas, para tirar qualquer dúvida que você tenha, relacionada à técnica de Cremação.


1. O que é Cremação?

É um processo que transforma um corpo em cinzas de forma rápida. É realizada através de um equipamento de alta tecnologia, projetado exclusivamente para esse fim.

2. Como se dá a Cremação?

Após o término da cerimônia do velório, a Urna funerária será conduzida para a Capela Crematória, para as últimas homenagens. Ao final da celebração, a urna desce para o crematório, onde se iniciará o processo de cremação.

3. Quantos corpos são cremados de uma única vez?

É feita a cremação de um só corpo. Não há qualquer possibilidade de ser diferente, pois o próprio equipamento comporta apenas um corpo a cada vez que é acionado.

4. O que se faz com as cinzas após a Cremação?

As cinzas resultantes da cremação são recolhidas individualmente, devidamente identificadas com o nome do falecido(a), datas de nascimento e do falecimento; são acondicionadas em uma urna especial, escolhida pela família dentre várias opções. Essa urna pode ser guardada em nichos, no columbário ou sepultada em jazigos, ou até mesmo pode ser levada pela família para determinado destino conforme a própria vontade da pessoa cremada ou de seus familiares.

5. Como são essas Urnas?

São recipientes confeccionados em porcelana, madeira, fibra de vidro ou fibra vegetal, alumínio ou bronze, em diversos modelos, formas, tamanhos e cores.

6. É possível cremar somente os ossos?

Sim, isso é perfeitamente possível e recomendável. Aqueles que precisam exumar corpos para gerar espaço em seus jazigos, põem utilizar esse recurso.

7. Existe alguma espécie de fumaça ou odor durante a Cremação?

De espécie alguma. Como o equipamento é de alta tecnologia, fumaça ou odor simplesmente não existem, até porque somente estão autorizados a funcionar os crematórios que obedeçam rigorosamente às normas ambientais.

8. É preciso deixar por escrito o desejo de ser cremado?

Pode-se deixar por escrito a vontade de ser cremado, mas também é possível cremar um corpo com a autorização expressa de um familiar direto e duas testemunhas.

9. Juntamente com o corpo, crema-se a Urna?

Sim. Entretanto são retirados todos os metais e vidros que possam prejudicar a qualidade da cremação.

10. Pode-se cremar um corpo cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta?

Sim. Mas, nesse caso, exige-se Autorização Judicial.

11. Um corpo com marca-passo pode ser cremado?

Sim. No entanto, para que a cremação transcorra normalmente é preciso que se retire o marca-passo, serviço este realizado antes da cremação, pelo Hospital ou pela Funerária.

12. A Cremação dispensa velório?

Não. Todo cerimonial de velório permanece o mesmo, permitindo assim a realização de todas as cerimônias tradicionais de um funeral.

13. Em quais casos pode ocorrer a Cremação?

A cremação será efetuada, desde que atendida às seguintes formalidades:

Cremação para casos de morte natural:

» Será feita a cremação daquele que houver manifestado a vontade de ser cremado, constante em declaração expressa, por instrumento público ou particular.

» Quando ocorrer morte natural e o falecido não houver manifestado, em vida, discordância quanto à cremação.

» Em qualquer dos casos acima será obrigatória a apresentação do atestado de óbito firmado por 02 (dois) médicos ou por 01 (um) médico legista, além da presença do representante legal e de 02 (duas) testemunhas, para autorização da cremação.

Cremação para os casos de morte violenta

» A declaração de óbito deverá ser assinada por 01 (um) médico legista e só será efetuada a cremação mediante autorização do poder judiciário. Além disso, exige-se a presença do representante legal e 02 (duas) testemunhas, para efetivação da autorização da cremação.

Importante:

A autorização do Poder Judiciário não dispensa a presença do representante legal para autorizar a Cremação.

14. Como se dá a Cremação de ossos para os casos de morte natural?

Os restos mortais, após a regular exumação, poderão ser cremados, mediante o consentimento expresso do representante legal do falecido e guia de translado externo emitido pelo Cemitério de origem, informando os dados dos despojos a serem cremados e cópia da Certidão de Óbito.

15. Como se dá a Cremação de ossos em caso de morte violenta?

Guia de translado externo, informando os dados do corpo exumado, fornecida pelo Cemitério de origem, cópia da Certidão de Óbito, bem como a presença do representante legal do falecido para autorização da cremação.

16. Como se dá a Cremação de membros?

É necessária assinatura de 02 (dois) médicos em receituário próprio, constando o membro amputado e sua causa, além da presença de um representante legal para autorização da Cremação.

17. Como se dá a Cremação para os casos de pessoas estrangeiras não residentes no país?

No caso de morte natural de cidadão estrangeiro, não residente no país, a cremação deverá ser devidamente autorizada por autoridade judicial competente, mediante solicitação formulada pelo consulado do país expedidor do passaporte do falecido, na qual constem o nome e cargo de quem a formulou.

18. Quais são considerados representantes legais para autorizar Cremação?

Para fins de autorização de cremação, são considerados representantes legais:

1. O Cônjuge sobrevivente;

2. Os Descendentes;

3. Os Ascendentes;

4. Os Irmãos.

Esclarecemos que outro parente, além da ordem acima citada, somente poderá autorizar a Cremação se o anterior for comprovadamente falecido.

19. Há idade mínima para ser representante legal?

O autorizante deverá ser maior de 18 anos e estar munido de documentos de identidade e documentação que comprove o grau de parentesco.

20. Há casos em que não se necessita de representante legal?

Sim. Caso o falecido tenha manifestado por escrito a vontade de ser cremado, não será exigida a autorização do representante legal para efetivação da cremação.

21. E se não houver representante legal ou declaração registrada em cartório?

Se o falecido não possuir representante legal e não tiver deixado por escrito a sua vontade de ser cremado, a cremação só poderá ser realizada com a autorização judicial.

22. Quem recebe a urna cinerária?

A urna cinerária será entregue, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, a quem o falecido houver indicado em vida ou ao seu representante legal.


Voltar

Confiança, Segurança com Credibilidade